Ecológica e com custo acessível, cremação ganha cada vez mais adeptos no Brasil

O Grupo Memorial, com cemitério-parque no ABCD, conta com atendimento personalizado e ótima linha de serviços e produtos.

Angelica Richter é jornalista e atualmente escreve para o Diário Regional do ABC Paulista

Com a crescente preocupação em preservar o meio ambiente e a adoção de posturas ecológicas, a cremação tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Os avanços tecnológicos tornaram os crematórios mais modernos, seguros e ecológicos, o que tem levado muitos a escolherem o método na hora de se despedir de um ente querido.

Um dos principais empecilhos na escolha da cremação é o mito de ter custo muito superior ao de um sepultamento. Porém, isso não condiz com a maioria dos crematórios. Sandro Mendes de Siqueira, diretor-geral do Grupo Memorial, que conta com cemitério-parque no ABCD e Embu, destaca que existem diversos pacotes, mas que a cremação, sem os demais serviços funerários e cerimônia, pode ser feita a partir de R$ 2.500.

“O Grupo Memorial oferece diversos pacotes, com várias opções de pagamento. Tralhamos com uma empresa de cartão de crédito. O grupo fornece o cartão e o cliente pode autofinanciar os valores. Temos também, em parceria com a MAPFRE Seguros, o seguro funerário, que é pago mensalmente. Quando acontece o evento, o serviço funerário já está coberto, restando apenas o valor da cremação, cujos pacotes são variados e o grupo fornece essa linha de financiamento”, pontuou Siqueira.

O Grupo Memorial disponibiliza opções de seguro individual e familiar, com valores a partir de R$ 17,46 por mês. Esse tipo de plano conta com a cobertura das despesas do funeral e o apoio de agentes familiares, que cuidam de todos os procedimentos.

“Somos uma das poucas empresas que têm a figura do agente familiar. Ele direciona a família, cuida de toda a parte burocrática, reduzindo em até 50% o tempo dos trâmites, além de evitar custos desnecessários”, destacou.

SEGURANÇA
A cremação é um processo amigo do meio ambiente porque, quando feito adequadamente, libera somente água e gás carbônico em pequenas quantidades. Segundo Siqueira, o processo realizado pelo Grupo Memorial é ecológico. “O recipiente onde é colocado o corpo para cremação é ecológico. Então, os gases (desprendidos) durante a queima não afetam a atmosfera, são retidos no filtro de ar. No passado, era utilizada a própria urna. Hoje, estas são desmontadas, trituradas e esse material é recolhido por empresas especializadas em resíduos tóxicos/hospitalares. Há todo um tratamento para evitar a contaminação do solo e do ar”, afirmou.

Siqueira também destacou a segurança no processo. Segundo o diretor, quando o corpo chega no Grupo é feito um contrato, que conta com uma numeração que será registrada na urna que receberá as cinzas. “Esse recipiente, além do número, recebe um lacre, cuja numeração é a mesma do contrato inicial. Então, é um processo totalmente seguro. Na hora da entrega das cinzas, o cliente confere essa numeração, juntamente com nossos agentes, e assina um recibo de que está recebendo as cinzas”, ressaltou Siqueira, complementando que o Grupo disponibiliza o serviço de entrega das cinzas, para maior comodidade dos clientes. O Grupo possui ainda um bosque dentro do cemitério do Embu, totalmente arborizado e batizado de Vale da Memórias, onde os familiares, se quiserem, podem espargir as cinzas e fixar uma placa de homenagem com o nome do ente querido.

*Atualmente o Grupo tem realizado todos os procedimentos necessários ao atendimento dos casos de COVID-19, conforme determinam os órgãos reguladores.

O GRUPO
O Grupo Memorial, fundado em 1981, conta com diversos empreendimentos. No ABC, o Jardim Vale da Paz, em Diadema, é referência. Com conceito cemitério-parque, oferece toda a comodidade aos clientes nesse momento delicado. Conta com estacionamento, cafeteria, capela ecumênica; sala de repouso, cerimonial de cremação, floricultura, estrutura para velórios e sepultamento, além de todos os serviços relacionados ao falecimento. O Jardim Vale da Paz está localizado na Avenida dos Pereiras, 600 – Diadema. Informações pelo telefone 4059-7680.

Em Embu, o Cemitério e Crematório Memorial Parque Paulista é referência. Com conceito cemitério-parque, oferece toda a comodidade aos clientes nesse momento delicado. Conta com estacionamento, cafeteria, capela ecumênica; sala de repouso, cerimonial de cremação, floricultura, estrutura para velórios e sepultamento, além de todos os serviços relacionados ao falecimento. O Memorial Parque Paulista está localizado na Rua Suécia, 56 – Jardim Mimas – Embu das Artes. Informações pelo telefone 4704-4922.

O Grupo Memorial disponibiliza diferentes canais de contato: Atendimento ao cliente (11) 3095.8725

Chat com atendentes: https://www.grupomemorial.net/chat.html

E-mail: atendimento@grupomemorial.net

Mais informações no portal https://www.grupomemorial.net/